MESA “INTERCÂMBIOS”

Dia: 01/11
Hora: 14:00
Local: Na Figueredo

Empreendedores culturais de todo o Brasil estão buscando formas de internacionalizar os seus serviços e fazer negócios além das fronteiras. Uma das estratégias que vem dando resultados são instituições e casas de culturas que promovem o intercâmbio entre artistas de diferentes países. Nesta mesa iremos conhecer as experiências do British Council, que estabelece ligações entre as indústrias criativas do Reino Unido e o talento brasileiro, por meio de parcerias com especialistas do setor e da formação de uma ampla rede de organizações brasileiras e britânicas, fomentamos projetos que promovem o desenvolvimento de negócios culturais com impacto social. 

Outro exemplo é a Casa da Música, de Portugal, uma das principais instituições dedicada à divulgação da música no país.Em 2007, a Fundação Casa da Música deu novo impulso à política de fomento à criação musical com a introdução de residências artísticas e pedagógicas dos mais prestigiados compositores da atualidade, bem como a oportunidade aos compositores portugueses para que as suas obras tenham palco e divulgação internacional.

Cristina Becker

Convidada

Cristina Becker é especialista em parcerias estratégicas, políticas culturais, negócios e comunicação há mais de 20 anos trabalhando no Brasil e internacionalmente em todos os setores das artes e indústrias criativas. Extensa rede internacional com rica experiência na construção relacionamentos sólidos e de longo prazo, incluindo as Olimpiadas Culturais em Londres. Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Artes do British Council no Brasil.

Fernando Souza

Convidado

Fernando Souza é Licenciado em Gestão, pós-graduação em Comércio internacional e doutorando na Universidade de Santiago de Compostela no departamento de História de arte. Iniciou a atividade em 1997 promovendo e produzindo centenas de concertos. Desde esse ano, está ligado à programação de vários eventos culturais e festivais de música
que produziu em nome próprio ou se responsabilizou pela curadoria.
A partir de 2004, iniciou funções de programador responsável pela área do pop-rock, jazz e
música world da Fundação Casa da Música onde continua atualmente a exercer essas
competências.

Ney Messias Jr

Mediador

Ney Messias Jr é radialista, jornalista, produtor cultural, produtor executivo Terruá Pará, vencedor do prêmio de projeto especial de música brasileira da Associação Paulista de críticos de arte 2014.