Inscrições abertas para a programação de workshops e mesas

Postado em 17 de outubro de 2018 por Gustavo Aguiar em Sem categoria

Além dos shows que estremessem a cidade das mangueiras, o Festival Se Rasgum traz uma programação de bate-papos, palestras e workshops com inscrições gratuitas, a fim de ajudar a profissionalizar o mercado musical em Belém. Em 2018, serão quatro dias com uma programação que ocupa a tarde e a noite de 30 de outubro a 02 de novembro no centro cultural e loja Na Figueredo e no estúdio Casarão Floresta Sonora.

Se você tem interesse em workshops e oficinas, as inscrições serão feitas previamente no nosso site com vagas limitadas. Você pode fazer sua inscrição e aguardar a confirmação da produção do evento (caso não consiga vaga, você entra na lista de espera das desistências).

Se você curtiu a programação de palestras, painéis e bate-papos, não há necessidade de fazer inscrições prévias. Mas fique atento (a), pois o espaço é limitado e sua entrada é sujeita à lotação da Na Figueredo. Por isso, orientamos para que todos cheguem cedo, antes do início dos eventos para garantir sua vaga.

Confira a programação completa e programe-se!

MUSIC ON THE TABLE

30 de outubro a 02 de novembro

Inscrições gratuitas

TERÇA, 30 de outubro

14h – Workshop “Minas no Estúdio” com Alejandra Luciani (Red Bull Music Studios)

Terça e Quarta, 30 e 31 de outubro

14h às 18h

Local: Casarão Floresta Sonora

Vagas: 30

“Minas em Estúdio” é uma oficina dirigida por Alejandra Luciani exclusivamente para mulheres, que aborda de um jeito prático e mãos na massa o processo de gravação e mixagem de uma banda dentro de um estúdio de gravação, passando pelos princípios teóricos dos fundamentos do som, “signal flow”, técnicas de microfonação, processamento de sinal e técnicas de produção. O intuito é de equilibrar a presença feminina nos espaços majoritariamente masculinos da produção musical, reconhecendo a sua presença e qualificando mulheres para assumir papéis de liderança no mundo do áudio profissional.

 

17h – Painel “Desenrolando a Música Autoral: empreendedorismo na carreira musical independente” com Arthur Espíndola

Local: Na Figueredo

No painel, em formato de palestra e bate papo, vamos abordar como tema principal o “Empreendedorismo na Carreira Musical Independente” dando exemplos práticos de sucesso nas ações. Vão rolar dicas importantes sobre captação de recursos, projeção de metas de trabalho, lançamento de produtos e projetos de carreira, gestão de imagem e marca, negociação e network, formação e alimentação de público, planejamento de carreira e gestão financeira na carreira musical.

 

19h – Workshop “Marketing Digital para desenvolvimento de carreira”

Com Fil Alencar e Gus Aguiar (Urtiga)

Local: Na Figueredo

Vagas: 30

É impossível falar de promoção musical sem pensar em internet. Mas como os artistas podem utilizar diferentes possibilidades desse meio digital para trilhar uma carreira sólida e próspera na música? Como montar um planejamento de conteúdo e como explorar uma personalidade forte para engajar uma comunidade em volta de um trabalho musical? Neste workshop, será debatido o papel do marketing digital na administração e construção de carreira, mostrando ferramentas, métodos e insigths que auxiliam os artistas a gerenciar seus canais de redes sociais.

 

QUARTA, 31 de outubro

14h – Masterclass “Melhorando sua performance no Spotify” com Carol Alzuguir (Head de Labels & Artists, Brasil)

Local: Na Figueredo

Como gerar mais plays, encontrar mais fãs no Spotify e entrar naquela sonhada playlist oficial? A Carol Alzuguir, gerente de Gravadoras e Artistas da Spotify Brasil vai explicar todos os segredos de funcionamento da plataforma e os caminhos que os artistas podem seguir para melhorar sua performance e atingir ainda mais públicos.

 

17h – Rodada de Negócios da Música Paraense

Local: Na Figueredo

Participantes:

  • Mancha (Casa do Mancha e Festival Fora da Casinha – SP)
  • Bina Zanetti (Festival Psicodália – RS)
  • Camila Rodrigues e Márcio Caetano (Centro Cultural Dragão do Mar – CE)
  • Toni Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos)
  • Mari Martinez (Festival Morrostock – RS)
  • Ariel Fagundes (Revista Noize)

Como forma de aproximar a música paraense do mercado musical brasileiro, o Festival Se Rasgum apresenta mais uma edição da Rodada de Negócios com representantes da imprensa e programadores de festivais e casas de todo o Brasil. Músicos e produtores de Belém podem se inscrever gratuitamente para vender seu trabalho para os profissionais convidados. Para inscrever, é necessário chegar pelo menos UMA HORAS ANTES do início da Rodada de Negócios.

 

19h – Palestra “Tecnologia aliada ao Entretenimento: Uso de dados na gestão de eventos” com Karla Megda (Sympla)

Local: Na Figueredo

Entenda os impactos na venda de ingressos e acesso do público a partir das ações de divulgação de um evento. A Sympla traz cases de eventos em todo Brasil para exemplificar a importância da análise de dados e de um bom planejamento de divulgação.

 

QUINTA, 01 de novembro

15h – Painel “Reino Unido em Terras Brasileiras: apresentando o intercâmbio do programa Pontes”

Com: Sabrina Candido (British Council), Luciana Adão (Oi Futuro) e Marcelo Damaso (Festival Se Rasgum)

Local: Na Figueredo

A partir de uma parceria entre o Oi Futuro e o British Council, diversos festivais brasileiros podem receber atrações britânicas para uma residência artística em solo tupiniquim, gerando trocas profissionais e musicais. O Se Rasgum recebe em 2018 a dupla AK / DK que entra em estúdio e apresenta a troca com o Uaná System no palco do festival, selando a primeira experiência do programa. Neste painel, será apresentado o programa e como participar do edital de seleção de novos festivais para sediar os artistas.

 

17h – Mesa “Novos caminhos da música: os editais da Natura Musical e Oi Futuro”

Com Luciana Adão (Oi Futuro) e Beatriz Araújo (Natura Musical)

Local: Na Figueredo

Quais serão os pontos efervescentes de cultura brasileira nos próximos anos? Quais serão as vozes que marcarão a próxima década? A música não para e a cultura brasileira está em constante movimento. Por isso, os programas Natura Musical e Oi Futuro abrem espaço de debate para pensar em futuros possíveis para a música independente no Brasil, mostrando o que já foi realizado dentro dos programas.

 

SEXTA, 02 de novembro

15h – Mesa “Play, Like and Share: a música em novos canais da internet”

Com Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola), Toni Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos), Carol Pascoal (Trovoa Comunicação)

Mediação: Gus Aguiar (Urtiga)

Local: Na Figueredo

O que está acontecendo com a imprensa cultural no Brasil? Se por um lado, grandes revistas e sites de cultura influentes estão fechando suas redações, por outro, novos canais de mídia na internet surgem divulgando música de um jeito inovador. Nesta mesa, vamos discutir quais as novas possibilidades de compartilhar música em vários tipos de canais on e offline e como os artistas podem ter acesso a eles.

 

17h – Mesa “Brasil Long Play: o mercado de vinil no Brasil”

Com Michel Nath (Vinil Brasil), Ariel Fagundes (Noize Club), Leo Bitar (Discosaoleo), Ná Figueredo

Local: Na Figueredo

A música mudou, de novo! E com o consumo de streaming, os suportes físicos caíram em desuso. Um deles vêm ganhando força com o passar dos anos: o vinil. A qualidade de execução e a experiência vintage de ouvir música chama atenção de titios e de novinhos para esse formato, além de oferecer aos artistas uma alternativa à fluidez desenfreada do consumo de música contemporâneo. Reunindo diversos representantes de selos de vinil, essa mesa vai discutir as dificuldades e os novos rumos da produção em long play.