O fenômeno João Brasil encerra a programação do Se Rasgum 2017

Postado em 13 de setembro de 2017 por Isabella Moraes em Programação musical

Quem não tá conseguindo dormir de ansiedade pro Festival Se Rasgum 2017 é o DJ João Brasil, uma das grandes atrações e que irá fechar a programação dessa edição. Sem nenhum preconceito musical, João se diverte misturando os mais diferentes ritmos, do funk à bossa-nova, passando pelo pop-rock internacional e ainda sobra um espacinho pra influências paraenses. Falamos com ele pra saber como está a preparação pra esse showzão e sobre sua relação com a música aqui no estado.

O DJ, que é um dos atuais responsáveis por exportar os batuques brasileiros pras pistas europeias, reserva um pedaço muito especial na sua estante de referências para a música paraense. João é apaixonado pelos sons latinos presentes na nossa música, e ele conta como o Pará tem uma forte influência no seu trabalho:

“Eu sou apaixonado pela sonoridade do Pará. Amo o som da guitarrada, do tecnobrega e do Carimbó. Essa influência caribenha que não temos muito no Rio me encanta. Desde quando comecei a tocar em Belém na festa Meachuta, fui descobrindo a sonoridade, conhecendo artistas daí como Gaby Amarantos e Waldo Squash. Já fiz mixtape só com produções do Waldo para site inglês, coloquei a Gaby para gravar “Águas de Março” em Tecnobrega e por causa de um remix tecnobrega que fiz para um concurso na Alemanha, entrei como artista na gravadora Man Records. A cultura paraense definitivamente influencia meu trabalho.”     

Quando se fala em mash-up, o nome de João Brasil é um dos primeiros a se destacar, já que não é todo mundo que faz John Lennon cantar funk e consegue levar esse groove brasileiro para festivais de música eletrônica mundo afora. Talvez por essa fama, e pela história com tecnobrega e música paraense, por um tempo rolou a lenda de que ele seria o misterioso DJ Cremoso, e ele se diverte com essa comparação:

“Muita gente achou que fosse eu por muito tempo, mas não sou eu. O Cremoso remixou um funk meu que ficou incrível, virou o “Brega do iPhone”. Até hoje não sei quem é realmente o Cremoso. Nos comunicamos através do e-mail Cremoso dele.”

Sem dúvidas, o som do João Brasil não é de deixar ninguém parado, e ele que chegar em Belém pra fazer o show no mesmo alto nível no Festival Se Rasgum, como ele mesmo diz: “Sempre ouvi falar do festival, vai ser uma honra poder participar de um evento tão importante do país. Estou muito feliz! Me aguardem que estou preparando um show épico para vcs!”.

João Brasil se apresenta dentro da programação do 12º Festival Se Rasgum, realizado de 13 a 18 de novembro, em diversos palcos espalhados por Belém. A programação completa pro evento será lançada em setembro. Todas as informações e novidades podem ser encontradas nas redes sociais do Se Rasgum e pelo site festival.serasgum.com.br

PASSAPORTE “PASSEIO COMPLETO” DO FESTIVAL SE RASGUM EM LOTE PROMOCIONAL