“Minas no Estúdio”: capacitação profissional para mulheres

Postado em 24 de outubro de 2018 por Juliana Camargo em Musica

O Music On The Table, evento profissionalizante de música do Festival Se Rasgum, vai trazer para Belém o workshop “Minas no Estúdio”, com a engenheira de som Alejandra Luciani, do Red Bull Music Studios. Voltado exclusivamente para mulheres, ele será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Casarão Floresta Sonora. Para participar é preciso fazer inscrição prévia aqui. Este ano a 13ª edição do Festival Se Rasgum tem o patrocínio máster da Natura Musical e Oi, através da Lei Semear, do Governo do Estado do Pará.

O workshop tem o intuito de equilibrar a participação feminina em um mercado ocupado majoritariamente por homens. Mulheres iniciantes ou experientes com os processos de produção musical em estúdio terão ensinamentos teóricos e práticos de gravação, mixagem, produção, microfonação, “signal flow” e processamento de sinal. O “Minas no Estúdio” já teve uma edição no Festival Sonora (SP) e este ano ainda passará por Recife (PE) e São Carlos (SP), durante a edição de outros festivais de música.

“Eu fico feliz de levar a oficina a Belém. Sei que a quantidade de mulheres técnicas de som ainda é baixa na região, então pra mim é muito importante incentivar a mulherada nesta área tão maravilhosa”, diz Alejandra que está no mercado há seis anos. Ela, que já trabalhou em estúdio com artistas como Ney Matogrosso, Elza Soares, Liniker, Emicida e Ava Rocha, também tem ampla experiência em shows ao vivo. Há pouco mais de dois anos ela faz parte do time do Red Bull Music Studios, em São Paulo.

Em Belém, durante os dias de workshop, Alejandra trará a banda da cantora e compositora paraense Liège para o estúdio, com quem fará uma parceria para gravação de um single. De acordo com Alejandra, a parceira surgiu a partir de uma sugestão dos coordenadores do Festival, já que Liège é uma das principais atrações musicais do evento este ano. Alejandra sempre procura trazer uma banda para gravar durante as oficinas que ministra pelo país.

Além do “Minas no Estúdio”, o Music On The Table terá mais 9 programações, entre workshops, palestras e bate papos, que ocorrerão de 30 a 2 de novembro na loja Ná Figueredo. A programação é inteiramente voltada para capacitação de profissionais da área da música e cultura. As inscrições para os workshops devem ser realizadas antecipadamente. Para as demais programações, a entrada será livre.

“Nossa missão enquanto Festival não é só colocar show em cima do palco. Essa programação é importante tanto para a formação como o aprimoramento de profissionais da música já inseridos na área”, explica Marcelo Damaso, um dos organizadores do Festival.